Paraíba do Sul – RJ, 25 de novembro de 2010.
Ofício SEDEC/013/2010.
Exmo. Sr. Prefeito
Gilberto José da Silva Leal
Referente: Orçamento anual para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Orçamento 2011 e 2012.
Prezado Senhor:
Após visita as empresas instaladas no Município, e levantamento da situação sócio econômica do Município, foram detectadas vários pontos que ora demonstram a necessidade de investimento para viabilizar o desenvolvimento do Município de forma sustentável e equilibrada.
Para suprir de forma mínima as necessidades existentes de investimento no Município. Relato a necessidade urgente de investimento em alguns pontos descritos a seguir:
1) Aquisição de área para concessão de indústrias – custo m² = R$4,00 x 600.000m² = R$2.400.000,00 – (60 empresas) P.P. P. (Parceria Pública Privada), gerando aproximadamente 1000 empregos diretos ao fim do primeiro ano de instalação da empresa, com possibilidade de chegar a 1800 empregos diretos nos próximos dois anos de funcionamento das empresas.
2) Terraplanagem - 2000 horas trabalho máquina terceirizado custo R$ 60,00 a hora negociar para reduzir – preço total R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais).
Estes recursos serão utilizados apenas para fazer corte e terraplanagem em áreas destinadas a ampliação e melhoria de acesso para as indústrias. A SEDEC e a empresa em parceria com o município acompanhará as horas trabalhadas da máquina, para justamente realizarmos o maior número de serviço que facilitará a geração de empregos.
3) Construção de 3 (três) galpões, destinados a pequenas empresas (incubadoras), Projeto “Minha Indústria Brasileira” (em anexo esboço do projeto).
Os respectivos galpões serão construídos segundo projeto com as seguintes dimensões:
I - Galpão de 4000m², destinado as pequenas indústrias com possibilidade de produção em série; com o espaço de 200m² , 20x10 para cada empreendedor, atendendo 20 empresas.
II – 2(dois) galpões, com área individual de 4.250m²(quatro mil e duzentos e cinquenta metros quadrados), com destinação para as pequenas indústrias, também com possibilidade de produção em série que é o sonho de todo industrial, com o espaço interno para produção de 425m² para cada empreendedor, atendendo 20 empresas. Friza-se que para cada empresa, a ser instalada na incubadora, terá área de (25x17m²).
III - O projeto “Minha Indústria Brasileira” da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, inicialmente acolherá 40 empresas da nossa cidade e região, gerando 400 empregos diretos.
IV – Os galpões serão construídos com pé direito de 6 metros , com espera de mezanino, 12 metros para obra de escritório e banheiro, deixando área livre no piso para produção.
V – Este projeto visa incentivar a cultura do pequeno empreendedor. Retirando a futura empresa do “fundo de quintal” proporcionando ao empresário o seu desenvolvimento e conseqüentemente a criação de novos postos de trabalho.
VI – Custo dos galpões: Para construção dos galpões, estima-se o custo de R$150,00 (cento e cinquenta reais) completo o metro quadrado, com pé direito de 6 metros .
4) Previsão de verba no orçamento 2011, para asfaltamento do acesso (via pública) para indústria instalada em Paraíba do Sul, indústria geradora de recursos(pagamento de impostos) e empregos, identificada como Globo Aves, que exporta seus produtos levando o nome de Paraíba do Sul para a Europa e Américas. São 14 Km de asfalto que proporcionará a empresa ampliar sua produção, facilitar o escoamento e a entrega do produto final, atualmente são 250 empregos diretos, conforme contato telefônico com o proprietário Roberto Kaefer, diz que caso tenhamos asfaltado o acesso a sua empresa, o mesmo se comprometeu em duplicar a produção e trazer mais uma unidade de seu agronegocio para o terreno em Paraíba do Sul, portanto aumento arrecadação e consequentemente o numero de empregos.
A necessidade de previsão orçamentária de recursos para asfaltamento do acesso a Indústria Ceramista – Cerâmica Marrecas que produz tijolos, com qualidade, esclarecemos que tido o produto fabricado é comercializado de forma antecipada, sendo necessário a expansão da Indústria, e para tanto os proprietários requerem o asfaltamento do acesso a Indústria, iniciando na Estrada principal, até o portão de acesso a Indústria. Esta Indústria, tem grande potencial para crescer e gerar mais 50(cinqüenta) empregos. São aproximadamente 400 metros de estrada em terra batida, que precisa ser asfaltada de forma urgente, pois em épocas de chuva o escoamento da produção tornasse totalmente inviável.
5) A SEDEC requer a disponibilização de recursos para asfaltamento de 100(cem) quilômetros, de estrada para 2011. Visando o desenvolvimento industrial do Município.
6) Necessidade de visita a outras empresas situadas em outros estados da Federação e no próprio Estado do Rio de Janeiro, estes são estados produtivos e já desenvolvidos. Faz-se necessário que seja disponibilizada no orçamento 2011, verba para pequeno caixa, no valor mensal de R$500,00 (quinhentos reais), que será utilizado para pagamento de despesas correntes da SEDEC como: cópia de
documentos, correios, despesas de recepção, visita a empresa e Indústrias do Município de outras regiões.
7) Construção da Casa do Papai Noel, no centro da cidade, uma vez que trata-se de evento já consolidado na cidade, e grande atração turística, que era utilizada o ano inteiro, não só para divulgação do natal, mas de outros eventos e datas comemorativas. Gerando grande incremento na área Turística da cidade e Região.
8) Iluminação de Praças, Parques e Jardins, na época festiva do Natal.
9) Realização da pavimentação da Estrada da Pedra da Tocaia, para gerar o desenvolvimento Turístico da região.
10) Buscar entendimento com a Massa falida que administra a área desativada que era destinada ao engarrafamento de água mineral, situada no Parque Salutaris, para utilização daquela área, para instalação de área de Lazer, Delicatessem, Bares e Restaurantes, tornando-se um grande pólo Turístico e Gastronômico da região.
Márcio Simões de Assis
Secretário de Desenvolvimento Econômico
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